NOTÍCIAS
06/10/2017 | 17h44

Indústria

Honda comemora 20 anos de produção em Sumaré

Fábrica começou montando 20 automóveis por dia; hoje são 550


MÁRIO CURCIO, AB

A fábrica da Honda em Sumaré (SP) comemora 20 anos. A unidade foi inaugurada em 6 de outubro de 1997. A produção começou com a sexta geração do Civic, em um ritmo de 20 carros por dia. Hoje a unidade produz o sedã e outros quatro modelos: Fit (lançado em 2003), City (2009) e os utilitários esportivos HR-V (2015) e WR-V (2017). Hoje são montados a cada dia 550 carros. Durante essas duas décadas a fábrica de Sumaré montou perto de 1,7 milhão de automóveis.

De lá para cá a quantidade de funcionários saltou de 400 para cerca de 3,5 mil. A Honda foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar na região e liderou o processo de estruturação de uma rede de fornecedores, com 33 empresas no início.

A fábrica ocupa um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados e tem área construída de 225 mil m². Produz peças de aço estampado e tem as próprias áreas de solda, injeção plástica e pintura, além da linha de montagem e inspeção final de todos os automóveis.

A planta ainda concentra a unidade powertrain, responsável pela fabricação de motores, transmissões manuais e realiza dois dos principais processos: fundição e usinagem.

No acumulado dos 20 anos a Honda Automóveis já investiu mais de R$ 4,7 bilhões no Brasil. Entram nesse montante as melhorias feitas na linha de produção de Sumaré, os recursos direcionados ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, a construção do Parque Eólico em Xangri-Lá (RS) e também a segunda fábrica de automóveis, em Itirapina (SP), que está pronta desde abril de 2015, mas ainda não montou nenhum automóvel por causa da queda de vendas no mercado interno.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Em 2014 a empresa inaugurou em Sumaré o próprio centro de pesquisa e desenvolvimento de automóveis, um dos principais fora do eixo Japão-Estados Unidos. Tem cerca de 300 colaboradores e foi erguido para viabilizar o desenvolvimento de modelos para atender a demandas específicas do mercado brasileiro, além de aumentar o índice de nacionalização de componentes e tecnologias. Lá foi criado o utilitário esportivo WR-V, que usou como base o modelo Fit.


As imagens mais acima mostram o terreno nos anos 1990 e a fábrica já erguida; o então governador Mário Covas assenta a pedra fundamental e, em 1997, participa da inauguração ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes